Setembro Amarelo: Identificando os 10 Sinais de Alerta para a Depressão

A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre um problema global sério: o suicídio. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens brasileiros de 15 a 29 anos, sucedendo acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Nesse cenário, a depressão emerge como um tópico crucial a ser discutido.

A Dificuldade de Identificar a Depressão

Segundo a psicanalista Andrea Ladislau, a depressão é uma doença silenciosa, o que torna a identificação de seus sintomas uma tarefa complexa. Muitas pessoas confundem a depressão com tristeza comum, mas a especialista esclarece que a tristeza relacionada à depressão é mais intensa e está ligada a sentimentos de inquietude e desânimo.

Sinais de Alerta

A primeira mudança notável em um paciente com depressão é a alteração de hábitos e a manifestação de sentimentos pessimistas. Outros sinais incluem:

  • Excesso de reclamações
  • Perda visível de pequenas alegrias cotidianas
  • Desesperança

Estes sintomas são mais evidentes e alarmantes, e devem ser monitorados de perto por familiares e amigos para que a pessoa deprimida receba ajuda o mais rápido possível.

Responses